Saiba como reduzir as despesas e tenha uma vida financeira controlada

Fazer um planejamento de modo a manter as contas em dia nem sempre é fácil. Durante o ano, há férias, feriados e comemorações que podem mexer com seu orçamento. Então, confira como fazer as escolhas certas e planejar-se financeiramente.

Anúncio

Livre-se das dívidas

Ao invés de fazer mais contas, sempre dê preferência ao pagamento de suas dívidas. Analise qual será o melhor modo de pagar sua dívida.

A renegociação é uma ótima opção, com essa ajuda você consegue melhores condições de pagamento com parcelas menores ou diminuição dos juros.

Anúncio

Crie um plano de ação

Esteja ciente dos seus gastos e crie um plano de ação que lhe ajude a controlar os gastos. Faça uma planilha e tenha todas as suas despesas registradas.

Esse registro deverá ser feito de modo sincero, anotando tudo o que foi pago e comprado. Todo mês será necessário repetir esse processo

Você pode baixar aplicativos no seu celular, fazer uso de planilhas e até mesmo registrar do modo tradicional, em um caderno. Essa anotação irá lhe ajudar no controle financeiro.

Anúncio
Save money for home cost

Estabeleça prioridades

Em sua planilha deverá conter seu salário e seus gastos mensais. Esses gastos podem variar de um mês para o outro ou serem definidos.

As que já estão definidas podem ser levemente alteradas ou permanecerem iguais ao decorrer dos meses. Como: contas de água, luz, internet, dentre outros.

Anúncio

As que podem variar de um mês para o outro são: supermercado, passeios, parcelas de compras, dentre outros. Apesar de variarem, podemos estabelecer quanto poderemos gastar em cada ocasião.

É importante que seus gastos mensais sejam menores que seu salário. Pense em qual despesa está descontrolando sua vida financeira, ajuste-a ou elimine-a.

Caso você tenha objetivos financeiros a conquistar, eles devem estar inclusos em seu planejamento.

Manter uma vida financeira controlada não é nada fácil. Muitos esperam o próximo ano para começar, mas os benefícios de se começar hoje, é uma vida estruturada.

Fonte: Jornal do Brasil

Anúncio
Anúncio